Quem Somos

Nossa história, nossas características e muito mais!

Quem somos:

  • Nas palavras do nosso fundador, Phineas Bresee:

“A Igreja do Nazareno é uma Igreja simples, primitiva, uma igreja do povo e para o povo. Não carece de doutrina, só as verdades antigas. Tenta desfazer - se de todas as formas supérfluas de igrejismo para voltar às palavras simples de Cristo. Não é uma missão, mas uma igreja com uma missão. É um grupo unido de corações que já encontraram a paz com Deus e que em alegria saem para levar a mensagem das inescrutáveis riquezas do Evangelho de Cristo às almas desalentadas, sofredoras e doentes. A sua missão é para aqueles aos quais as lutas da vida tem marcado com a dor e para todos os corações que tem fome da limpeza do pecado.”

 

1. Somos uma Igreja Cristã

A Igreja do Nazareno confessa ser um ramo da Igreja de Cristo ‘una, santa, universal e apostólica’ [...] abraçamos os credos dos cinco primeiros séculos da era cristã.

2. Somos uma Igreja Protestante

A nossa herança cristã nos foi transmitida através da Reforma Inglesa do século XVI. Neste amplo movimento religioso vários pontos doutrinário cruciais foram restaurados: a)– A salvação exclusiva pela fé mediante a graça de Deus; b)– As Escrituras Sagradas como a única palavra autorizada e inspirada por Deus e como fonte exclusiva para a doutrina cristã, sendo acessível a todos.

3. Somos uma Igreja Wesleyana

Pela pregação de John e Charles Wesley, pessoas de toda a Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales abandonaram o pecado e foram capacitadas para o serviço cristão. Este reavivamento caracterizou-se pela pregação feita por leigos e pelo testemunho, disciplina e círculos de discípulos(as) dedicados(as), conhecidos por ‘sociedades’, ‘classes’ e ‘bandas’. Entre as contribuições específicas de John Wesley inclui-se uma ênfase à inteira santificação como provisão graciosa de Deus para a vida cristã. Estas ênfases foram disseminadas por todo o mundo. Os Marcos Teológicos do Movimento foram: a) A justificação pela graça através da fé; b) Santificação ou perfeição cristã, também pela graça através da fé; c) O testemunho do Espírito quanto à certeza da graça.

4. Somos uma Igreja de Santidade:

No século XIX surgiu um movimento que procurou resgatar a doutrina de santidade. Esse movimento foi denominado Movimento de Santidade, iniciado em 1835, e passou por diversas fases. Em sua fase áurea entre 1858-1888 o movimento, segundo Oliveira (2011, p. 39) serviu como uma reposta de Deus para um momento em que os Estados Unidos convulsionava. Phineas F. Bresee e Joseph P. Widney, com cerca de outras 100 pessoas, organizaram a Igreja do Nazareno, em Los Angeles, E.U.A., em 1895. Eles decidiram que os cristãos santificados pela fé deviam seguir o exemplo de Cristo e pregar o Evangelho aos menos favorecidos. Em Outubro de 1908, Bresse, como líder das igrejas do Oeste, conclama o povo à união dando origem, assim, a Igreja Pentecostal do Nazareno. Na quinta Assembleia Geral da Igreja (1919) o termo pentecostal foi suprimido.


Nossa História:

Clique nos links para acessar:

  • Nossa história no mundo: LINK
  • Nossa história no Brasil: LINK

Nossa Missão, Visão e Valores:

  • Missão
    • A missão da Igreja do Nazareno é fazer discípulos à semelhança de Cristo nas nações.
  • Visão
    • Ser uma igreja discipuladora e adoradora, comprometida em ministrar ao mundo através da evangelização e da compaixão, buscando a santidade cristã e equipando seus membros para viver e compartilhar a fé.
  • Valores
    • Somos um povo cristão
      • Como membros da Igreja Universal, juntamo‐nos a todos os crentes na proclamação do senhorio de Jesus Cristo e na afirmação dos credos trinitários históricos da fé cristã. Damos valor à nossa herança wesleyana de santidade, considerando‐a ser um modo de compreender a verdadeira fé, de acordo com as Escrituras, a razão, a tradição e a experiência.
    • Somos um povo de santidade
      • Deus, que é santo, nos chama a viver uma vida de santidade. Cremos que o Espírito Santo procura fazer em nós uma segunda obra da graça, conhecida por vários termos, incluindo “inteira santificação” e “batismo com o Espírito Santo” – limpando‐nos de todo pecado; restaurando em nós a imagem de Deus; dando‐nos poder para amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e ao próximo como a nós mesmos; e produzindo em nós o caráter de Cristo. A santidade na vida dos crentes é mais claramente compreendida como “semelhança a Cristo”.
    • Somos um povo com uma missão
      • Somos um “povo enviado”, que responde ao chamado de Cristo e capacitado pelo Espírito Santo para ir por todo o mundo, testemunhando o senhorio de Cristo e participando com Deus na edificação da Igreja e extensão do Seu Reino (Mateus 28:19‐20; 2 Coríntios 6:1). Nossa missão (a) começa na adoração; (b) ministra ao mundo em evangelismo e compaixão; (c) estimula crentes a prosseguirem para a maturidade cristã através do discipulado; e (d) prepara mulheres e homens para o serviço cristão através da educação cristã de ensino superior.

As 7 Características Nazarenas:

  1. Adoração Significativa;
  2. Coerência Teológica;
  3. Evangelismo Apaixonado;
  4. Discipulado Intencional;
  5. Desenvolvimento da Igreja;
  6. Liderança Transformadora;
  7. Compaixão com Propósito.

Nossa Doutrina e Artigos de Fé:

  • Somos Armínio-Wesleyanos
  • Os Artigos de Fé:
    1. Deus Trino
    2. Jesus Cristo
    3. O Espírito Santo
    4. As Escrituras Sagradas
    5. Pecado, Original e Pessoal
    6. Expiação
    7. Graça Preveniente
    8. Arrependimento
    9. Justificação, Regeneração e Adoção
    10. Santidade Cristã e Inteira Santificação
    11. A Igreja
    12. Batismo
    13. A Ceia do Senhor
    14. Cura Divina
    15. Segunda Vinda de Cristo
    16. Ressurreição, Juízo e Destino

 

Para saber mais, entre em contato conosco! Deus te abençoe!