Nossa história, nossas características e muito mais!
Quem somos:
“A Igreja do Nazareno é uma Igreja simples, primitiva, uma igreja do povo e para o povo. Não carece de doutrina, só as verdades antigas. Tenta desfazer - se de todas as formas supérfluas de igrejismo para voltar às palavras simples de Cristo. Não é uma missão, mas uma igreja com uma missão. É um grupo unido de corações que já encontraram a paz com Deus e que em alegria saem para levar a mensagem das inescrutáveis riquezas do Evangelho de Cristo às almas desalentadas, sofredoras e doentes. A sua missão é para aqueles aos quais as lutas da vida tem marcado com a dor e para todos os corações que tem fome da limpeza do pecado.”
1. Somos uma Igreja Cristã
A Igreja do Nazareno confessa ser um ramo da Igreja de Cristo ‘una, santa, universal e apostólica’ [...] abraçamos os credos dos cinco primeiros séculos da era cristã.
2. Somos uma Igreja Protestante
A nossa herança cristã nos foi transmitida através da Reforma Inglesa do século XVI. Neste amplo movimento religioso vários pontos doutrinário cruciais foram restaurados: a)– A salvação exclusiva pela fé mediante a graça de Deus; b)– As Escrituras Sagradas como a única palavra autorizada e inspirada por Deus e como fonte exclusiva para a doutrina cristã, sendo acessível a todos.
3. Somos uma Igreja Wesleyana
Pela pregação de John e Charles Wesley, pessoas de toda a Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales abandonaram o pecado e foram capacitadas para o serviço cristão. Este reavivamento caracterizou-se pela pregação feita por leigos e pelo testemunho, disciplina e círculos de discípulos(as) dedicados(as), conhecidos por ‘sociedades’, ‘classes’ e ‘bandas’. Entre as contribuições específicas de John Wesley inclui-se uma ênfase à inteira santificação como provisão graciosa de Deus para a vida cristã. Estas ênfases foram disseminadas por todo o mundo. Os Marcos Teológicos do Movimento foram: a) A justificação pela graça através da fé; b) Santificação ou perfeição cristã, também pela graça através da fé; c) O testemunho do Espírito quanto à certeza da graça.
4. Somos uma Igreja de Santidade:
No século XIX surgiu um movimento que procurou resgatar a doutrina de santidade. Esse movimento foi denominado Movimento de Santidade, iniciado em 1835, e passou por diversas fases. Em sua fase áurea entre 1858-1888 o movimento, segundo Oliveira (2011, p. 39) serviu como uma reposta de Deus para um momento em que os Estados Unidos convulsionava. Phineas F. Bresee e Joseph P. Widney, com cerca de outras 100 pessoas, organizaram a Igreja do Nazareno, em Los Angeles, E.U.A., em 1895. Eles decidiram que os cristãos santificados pela fé deviam seguir o exemplo de Cristo e pregar o Evangelho aos menos favorecidos. Em Outubro de 1908, Bresse, como líder das igrejas do Oeste, conclama o povo à união dando origem, assim, a Igreja Pentecostal do Nazareno. Na quinta Assembleia Geral da Igreja (1919) o termo pentecostal foi suprimido.
Nossa História:
Clique nos links para acessar:
Nossa Missão, Visão e Valores:
As 7 Características Nazarenas:
Nossa Doutrina e Artigos de Fé:
Para saber mais, entre em contato conosco! Deus te abençoe!